Drinques com whisky para o verão

Por Alessandra Oggioni , especial para o iG

compartilhe

Tamanho do texto

Frequente no inverno, a bebida é versátil e pode ser consumida inclusive em dias mais quentes

Pensar no whisky como um aperitivo exclusivo do inverno é um engano. Bastante versátil, a bebida pode ser consumida também em dias mais quentes, tanto pura como misturada a outros ingredientes. “Os drinques à base de whisky estão ficando cada vez mais populares”, afirma Alexandra Corvo, especialista em whiskies e vinhos.

De acordo com Alexandra, os whiskies com notas mais frutadas vão bem em receitas que levam frutas, especialmente com laranja, limão, tangerina e cranberry. Os que têm aromas mais defumados combinam melhor com ingredientes mais amargos. “Conhecer o estilo do whisky, seus aromas e sabores principais é uma ótima dica para se aventurar no universo dos drinques”, comenta.

Mais:
- Maior iate do Brasil tem quase 1 mil m² e turbina de avião

Aberdeen, drinque que mistura uísque, Jerez e baunilha feita pelo barman Derivan de Souza, do Bar Numero. Foto: Mauro Holanda / DivulgaçãoO clássico Rob Roy leva uísque, Vermouth, Angostura e cereja . Foto: Raoni MaddalenaRefrescante, o Jackmint leva guaraná, xarope de laranja e sucos de limão e maracujá . Foto: Raoni MaddalenaMais adocicado, o Cranberry Julep leva uísque, suco de cranberry, hortelã  e açúcar . Foto: Raoni MaddalenaOutro clássico da coquetelaria, o Whisky Sour leva uísque, suco de limão, açúcar e muito gelo picado. Foto: Christian CastanhoGod Father: feito com uísque, Amaretto e casca de laranja . Foto: Raoni MaddalenaOrange Sour, opção mais refrescante para os dias quentes, criado por Alexandra Corvo. Veja a seguir como prepará-lo. Foto: Fotoarena/ Bruno ZanardoIngredientes: uísque Haig Supreme (60 ml), que tem notas de laranja compotada, suco de laranja ou tangerina (25 ml), xarope de açúcar (15 ml), clara de ovo (20 ml) e gelo. Foto: Fotoarena/ Bruno ZanardoColoque duas a três pedras de gelo na coqueteleira. Foto: Fotoarena/ Bruno ZanardoJunte o xarope de açúcar.... Foto: Fotoarena/ Bruno Zanardo... o suco de laranja ou tangerina.... Foto: Fotoarena/ Bruno Zanardo... e a clara de ovo. Foto: Fotoarena/ Bruno ZanardoAcrescente o uísque.. Foto: Fotoarena/ Bruno ZanardoE bata vigorosamente na coqueteleira. Foto: Fotoarena/ Bruno ZanardoCoe a bebida e sirva e copo baixo. Está pronto seu Orange Sour, ideal para acompanhar saladas e pratos leves. Foto: Fotoarena/ Bruno ZanardoNossos agradecimentos à sommèliere Alexandra Corvo e ao bartender Laércio Silva, o Zulu. Foto: Fotoarena/ Bruno Zanardo

Uma das sugestões da especialista é o drinque “Orange Sour”, uma opção mais refrescante para os dias quentes e que acompanha muito bem saladas e pratos leves. A receita é feita com whisky Haig Supreme (60 ml), que tem notas de laranja compotada, mais suco de laranja ou tangerina (25 ml), xarope de açúcar (15 ml) e clara de ovo (20 ml), tudo batido em uma coqueteleira e servido em um copo baixo com gelo. (Veja na galeria fotos do preparo, passo a passo).

Já o barman Derivan de Souza, do Bar Numero, indica o “Aberdeen”, bebida que mistura whisky, vinho Jerez e baunilha (confira receita a seguir). “O drinque é feito com o exclusivo whisky Chivas Regal 12 anos que traz a elegância de Christian Lacroix em sua nova roupagem”, afirma.

Leia também:
- Nicarágua ganha primeiro hotel butique

Confira seis receitas de drinques com whisky para o verão.

1.Aberdeen
Ingredientes:
50 ml de whisky Chivas Regal 12 anos
30 ml de vinho Jerez fino seco
10 ml de xarope Kaly de baunilha

Modo de preparo:
Em um mixing glass, coloque gelo e, em seguida, os ingredientes. Misture bem e sirva em uma taça martini bem gelada. Decore com um stick de baunilha.
 

Raoni Maddalena
Cranberry Julep

2.Cranberry Julep
Ingredientes:
50 ml de whisky Johnnie Walker Black Label
100 ml de suco de cranberry
10 folhas de hortelã
Açúcar

Modo de preparo:
Em um copo longo, coloque as folhas de hortelã, açúcar e bastante gelo. Adicione o uísque e complete com suco de cranberry.

3. God Father
Ingredientes:
50 ml de whisky Johnnie Walker Black Label
30 ml de licor Amaretto Di Saronno
Casca de laranja

Modo de preparo:
Coloque bastante gelo no copo on-the-rocks, deixe gelar e retire o excesso de água. Adicione o Amaretto e, em seguida, o Black Label. Esprema a casca de laranja e deixe no copo. Decore com a casca da laranja.
 

Raoni Maddalena
Rob Roy, uísque refrescante

4. Rob Roy
Ingredientes:
60 ml de whisky Buchanan’s
25 ml de Vermouth tinto
3 gotas de Angostura
Cereja

Modo de preparo:
Numa coqueteleira com bastante gelo, coloque todos os ingredientes (com exceção da cereja) e bata muito bem. Coe e sirva em uma taça martini previamente resfriada. Coloque a cereja para decorar.
 

5. Jackmint
Ingredientes:
50 ml de whisky Johnnie Walker Black Label
½ maracujá
20 ml de suco de limão Taiti
15 ml de xarope de laranjeira
Guaraná

Modo de preparo:
Coloque na coqueteleira bastante gelo e adicione os ingredientes (menos o guaraná) e bata bem. Coe e sirva no copo longo com folhas de menta frescas e bastante gelo. Complete com guaraná.
 

6. Whisky Sour
Ingredientes:
Uma dose de whisky Johnnie Walker Black Label
Uma dose de suco de limão
1 colher (chá) de açúcar
Gelo picado à vontade

Modo de preparo:
Molhe a borda do copo a ser servido com limão e, depois, passe no açúcar. Reserve. Misture o whisky, o gelo, o açúcar e o suco de limão em uma coqueteleira e agite bem. Sirva bem gelado.


Serviço:

Bar Numero
Rua da Consolação, 3585, Jardim Paulista – São Paulo
Tel: (11) 3061-3995

Escola Ciclo das Vinhas – Alexandra Corvo
Rua Maria Figueiredo, 305, Paraíso - São Paulo
Tel: (11) 3284-3626

Leia tudo sobre: drinquedrinkuísquewhisky

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas