Colunistas

enhanced by Google
 

Mauro Marcelo

O estilo de vida a partir da gastronomia, do vinho e outras experiências

É jornalista, crítico gastronômico, escritor e chef de cozinha. Especialista em vinhos, foi também editor do Guia 4 Rodas e da revista Gula

Escolha os melhores pratos de Portugal

Até 7 de setembro, vote nos 7 pratos mais representativos da saborosa cozinha portuguesa

14/05/2011 15:59

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Foto: Mauro Holanda/Divulgação

O Bacalhau à Gomes de Sá, um dos ícones da culinária portuguesa. Na foto, receita do restaurante Trindade, de São Paulo

Uma ideia tão boa quanto um prato de bacalhau bem feito: a eleição das 7 Maravilhas Gastronômicas de Portugal. Com uma culinária que privilegia o sabor antes de mais nada, a querida “terrinha” tem um vasto repertório de pratos suculentos que mexem com a emoção de quem está à mesa. E agora escolhe, com participação de pessoas do mundo inteiro, suas receitas mais formidáveis.

A “cozinha do gosto autêntico”, como é comumente chamada dentro e fora do país, carrega tradições de séculos e modos particulares de uso dos ingredientes. Do mar, das serras e planícies, há um quase tudo para todos os gostos, como mostram os pratos selecionados nas 10 regiões do país para a grande escolha final. A votação é pública, por SMS, telefone, internet e Facebook, indo até o dia 7 de setembro deste ano, quando serão anunciados os vencedores na cidade de Santarém.


Uma primeira triagem foi feita e 70 receitas foram listadas por 70 pessoas ligadas à gastronomia; em seguida, 21 personalidades do país elegeram as 21 finalistas, três de cada nas sete categorias: entrada, sopa, marisco, peixe, caça, carne e doce. São elas:

Entrada – alheira de Mirandela, queijo da Serra da Estrela, pastel (bolinho) de bacalhau.

Sopa – açorda à alentejana; caldo verde, sopa de pedra.

Marisco – amêijoas à Bulhão Pato, arroz de marisco, xarém com conquilhas.

Peixebacalhau à Gomes de Sá, polvo assado no forno, sardinha assada.

Caça – coelho do Porto Santo à caçador, coelho à caçador, perdiz de escabeche de Alpedrinha.

Carne – chanfana, leitão da Bairrada, tripas à moda do Porto.

Doce – pastéis de Tentúgal, pastel de Belém, pudim abade de Priscos.

Essa forma de eleição segue-se a outra, realizada anteriormente, que escolheu as 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo: Fortaleza de Diu (Índia), Fortaleza de Mazagão (Marrocos), Basílica do Bom Jesus de Goa (Índia), Cidade Velha de Santiago (Cabo Verde), Igreja de São Paulo (Macau), Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto, Minas Gerais) e Convento de São Francisco e Ordem Terceira (Salvador, Bahia).

Serviço:

Para votar, clique aqui: 7 maravilhas



 

 

 

 

Sobre o articulista

Mauro Marcelo - canalluxo@ig.com.br - É jornalista, crítico gastronômico, escritor e chef de cozinha. Especialista em vinhos, foi também editor do Guia 4 Rodas e da revista Gula

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas



    Ver de novo