Colunistas

enhanced by Google
 

Mauro Marcelo

O estilo de vida a partir da gastronomia, do vinho e outras experiências

É jornalista, crítico gastronômico, escritor e chef de cozinha. Especialista em vinhos, foi também editor do Guia 4 Rodas e da revista Gula

Olimpíadas gastronômicas

Aproveite os Jogos com festivais em toda a Grã-Bretanha e até piquenique com mordomo no Hyde Park

08/07/2012 06:57

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Foto: Divulgação

O rickshaw do Mandarin: para um piquenique charmoso no Hyde Park

O Reino Unido e Londres, em particular, já estão fervilhando por causa das Olimpíadas, mas irão oferecer muito mais que dardos, bolas e explosões de músculos nas pistas – principalmente para aqueles que preferem os exercícios à mesa. Uma série de festivais gastronômicos estará rolando em várias cidades de julho a setembro, acrescentando outro tipo de competição aos visitantes: a corrida aos melhores produtos e comidas disponíveis em cada lugar.

Leia também:
-
Reservas para jantar do Noma em Londres se esgotam em duas horas

Antes da maratona pelos festivais, a primeira boa ideia pode ser a hospedagem no Mandarin Hyde Park Oriental, situado no coração de Knightsbridge, em Londres. Ali, os hóspedes poderão se locomover durante as Olimpíadas em um charmoso rickshaw, não só para ir às compras nas boutiques da região como também para passear e até fazer um piquenique no Hyde Park – com a opção de um mordomo pessoal para providenciar a comida e as bebidas que o casal desejar.

Depois dessa divertida opção do Mandarin, é hora de escolher entre os vários Foodies Festivals que movimentam a Grã-Bretanha. Em julho e agosto eles acontecem em Bristol (13 a 15 de julho), Edimburgo (10 a 12 de agosto), Londres (Battersea Park, 17 a 19 de agosto) e Oxford (25 a 27 de agosto), com bons chefs de cozinha em demonstrações de culinária ao vivo, além de degustações, barracas de restaurantes, aulas de culinária para crianças, tendas de culinária internacional e feiras com produtos frescos.

Foto: Divulgação

O Bristol Harbour Festival oferece produtos de várias regiões europeias

Mais:
- Olimpíada inflaciona turismo em Londres


No EAT!, em Newcastle, de 13 a 29 de julho, haverá a recriação de um mapa gigante da Grã-Bretanha em formato de bolo e muitas competições de preparação de pratos. O Bristol Harbour Festival (20 a 22 de julho) terá apresentações de música, dança e circo, em sete palcos, e feiras de produtos europeus e aulas de culinária ao longo do porto e da bela Queens Square.

Em 18 e 19 de agosto é a vez do Isle of Wight Garlic Festival, para quem adora o alho. Entre uma mordida e outra dá tempo de ver e assistir bandas musicais, ir ao jardim zoológico e à exposição de carros antigos. Sucesso de público, esta será a 26ª edição do festival mais cheiroso de todos. Na Escócia, o Flavour Fortnight, de 25 de agosto a 9 de setembro, conta com uma divertida programação em vários locais das regiões de Dumfries e Galloway, desde Langholm, no leste, até Portpatrick, no oeste. Neste ano estão previstas uma caça a alimentos ao redor de uma galeria de arte, uma homenagem à geleia ao som de jazz, aperitivos gregos (mezés) preparados com alimentos da região e um cardápio com os pratos preferidos do poeta nacional Robert Burns (1759-1796).

Foto: Divulgação

A recriação de grandes áreas “comestíveis” estão em Newcastle, no EAT!

Outros eventos programados: Brighton & Hove Food and Drink Festival (7 a 16 de setembro) em Sussex e arredores; Hillsborough Oyster Festival (6 a 9 de setembro), com o campeonato mundial de consumo de ostras; Ludlow Food Festival (7 a 9 de setembro), na pequena cidade histórica de mesmo nome; Abergavenny Fine Food Festival (15 e 16 de setembro), com mais de 200 barracas dos melhores produtores do País de Gales e o Great British Cheese Festival (22 e 23 de setembro) no castelo de Cardiff, na capital do País de Gales, com a maior feira de queijos da Grã-Bretanha, além de vinhos, cidras e cervejas artesanais.


Serviço:
Mandarin Hyde Park Oriental
Para mais informações sobre os festivais, entrar em contato com Mitsi Goulias, do VisitBritain Brazil
Tel: (11) 3245 7653 e mitsi.goulias@visitbritain.com


 

Acompanhe as novidades do iG Luxo também pelo Twitter.

 

Sobre o articulista

Mauro Marcelo - canalluxo@ig.com.br - É jornalista, crítico gastronômico, escritor e chef de cozinha. Especialista em vinhos, foi também editor do Guia 4 Rodas e da revista Gula

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas



    Ver de novo