Colunistas

enhanced by Google
 

Mauro Marcelo

O estilo de vida a partir da gastronomia, do vinho e outras experiências

É jornalista, crítico gastronômico, escritor e chef de cozinha. Especialista em vinhos, foi também editor do Guia 4 Rodas e da revista Gula

Pedalando na Provence

Um jeito gostoso de conhecer as encantadoras vilas em torno do Luberon

26/02/2012 06:40

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Foto: Divulgação/Atout France

A lavanda está no caminho de quem vai à Provence

A região sul da França já era uma velha conhecida antes de ler o livro Um ano na Provence, do ex-publicitário inglês Peter Mayle. Mas senti aquela vontade irresistível – que provavelmente assaltou todos os seus leitores – de conferir minuciosamente a paisagem do Luberon, cadeia montanhosa que abriga em seu entorno minúsculas cidades onde o charme, a beleza e o apelo da gula são permanentes.

A cada página do livro anotava nomes de cidades, bistrôs, padarias, mercearias, monumentos e até pontes construídas pelos romanos – eu queria tentar entender porque resistiam há dois milênios quando o noticiário de dois anos antes informava que três modernas pontes haviam sido levadas por enchentes.

Há alguns anos perambulei duas semanas por lá e algumas cidades ficaram para sempre em minha memória: Gordes, Manosque, Lourmarin, Roussillon, Ménerbes, Bonnieux, Lurs, Lacoste e muitas outras. Nelas, respira-se a tranquilidade provençal típica – desde, é claro, que se evite os meses de julho e agosto, verão europeu.

Foto: Divulgação/Atout France

Roussillon é outra das encantadoras cidadezinhas da região


Estava de carro, mas uma outra opção muito interessante é percorrer a região de bicicleta. A Luberon Biking, em Velleron, próxima a Avignon, tem mais de 200 modelos e é boa alternativa para quem estiver viajando pela França e resolver passar alguns dias de maior liberdade, pedalando em meio à natureza e sem se preocupar em encontrar vaga para o automóvel nas estreitas ruas das vilas.

Outra opção é já sair do Brasil com um roteiro pronto. É o que oferece a Bike Expedition, com duração de 6 noites e 7 dias, de 23 a 29 de junho próximos e hospedagem em hoteis de luxo. Percorre-se uma distância de 230 kms por algumas das cidades citadas acima, com a agência esclarecendo que os percursos são de nível fácil a moderado. Entre as pedaladas, há também a possibilidade de passeios a cavalo e voos de balão, estando ainda programada uma visita à fábrica da L’Occitane, incluindo o museu da lavanda. Custa 3.050 euros por pessoa em apartamento duplo.

Veja mais:
-
Pedaladas com eslilo
-
A bicicleta que vale por um carro
-
BMW traz bicicleta ultraleve ao Brasil

Foto: Divulgação/Atout France

Les Deux Garçons, a mítica brasserie da bela Aix-en-Provence

Minhas recomendações pessoais de restaurantes: Le Domaine de Capelongue, do chef Edouard Loubet, duas estrelas no Michelin, em Bonnieux; Auberge du Cheval Blanc, do chef Serge Moullet, em La Bastide des Jourdans; Le Mas de Guilles, do chef Patrick Lherm, em Lourmarin, todos situados em hoteis de charme. Em Aix-en-Provence, cuja Cours Mirabeau é a avenida mais bonita da França para Peter Mayle (com certo exagero), o restaurante Pierre Reboul honra sua estrela. E é na Mirabeau que fica a famosa basserie Les Deux Garçons, de 1792, ponto de encontro obrigatório da cidade.


Serviço:

Luberon Biking
Bike Expedition
Auberge du Cheval Blanc
Le Domaine de Capelongue
Le Mas de Guilles
Restaurante Pierre Reboul
Les Deux Garçons



Acompanhe as novidades do iG Luxo também pelo Twitter.
 

 

Sobre o articulista

Mauro Marcelo - canalluxo@ig.com.br - É jornalista, crítico gastronômico, escritor e chef de cozinha. Especialista em vinhos, foi também editor do Guia 4 Rodas e da revista Gula

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas



    Ver de novo