Monumento histórico vira hotel-boutique na Patagônia chilena

Hotel The Singular oferece sofisticação para os amantes de aventura no extremo sul do Chile

Alessandra Oggioni, especial para iG

Divulgação
Hotel The Singular é luxo e conforto em meio às geleiras da Patagônia
No extremo sul do Chile, em plena Patagônia, os amantes de aventura e esportes radicais podem contar com um refúgio luxuoso e confortável para descansar os pés depois de uma expedição aos glaciares. Construído em uma área histórica, o hotel-butique The Singular fica a cinco minutos da cidade de Puerto Natales, próximo ao canal Señoret, ponto de partida para expedições marítimas pelas geleiras da Patagônia.

Cercado por bosques, vales e montanhas, o hotel fica dentro das dependências do antigo frigorífico Puerto Bories. Construído em 1915, o espaço era utilizado no início do século 20 pela empresa Sociedad Explotadora Tierra del Fuego, que exportava carne ovina para o mercado europeu. Depois de um longo período de abandono, o local foi totalmente recuperado arquitetonicamente e declarado Monumento Histórico Nacional pelo governo do Chile, em 1996.

Leia também:
-
Uma vinícola para chamar de sua na Argentina

"Os proprietários do hotel restauraram a antiga fábrica, mantendo suas características originais, inspiradas na época pós-vitoriana da Inglaterra", explica Cláudia Schovelin, gerente de mercado do The Singular. Agora, o edifício recuperado abriga a sala de jantar, o bar, as salas de excursões e de reuniões e até um museu privado.

Apesar do legado histórico, a modernidade, a sofisticação e a sustentabilidade não ficaram de lado. Com vista para o canal Señoret e para as geleiras, os 57 apartamentos utilizam energias alternativas para preservar o meio ambiente. A suíte master tem 70 metros quadrados e uma janela panorâmica de doze metros de extensão, de onde se vê os fiordes da região.

Hotel-butique fica a 5 minutos de Puerto Natales, ponto de partida para expedições marítimas pelas geleiras . Foto: DivulgaçãoSuítes são confortáveis e contam com energia alternativa. Foto: DivulgaçãoPublicidadeThe Singular Wellness Spa tem espaço de 300 m². Foto: DivulgaçãoHotel dispõe de piscinas aquecidas coberta e descoberta. Foto: DivulgaçãoSpa oferece terapias com produtos da região . Foto: DivulgaçãoNas expedições, hóspedes são levados em lanchas do próprio hotel e desembarcam em cais exclusivos. Foto: DivulgaçãoCardápio do hotel inclui receitas típicas locais preparadas pela equipe do chef francês Laurent Pasqualetto. Foto: DivulgaçãoHotel ocupa as dependências de um antigo frigorífico construído em 1915. Foto: DivulgaçãoHotel fica de frente para o canal Señoret. Foto: DivulgaçãoThe Singular está localizado no extremo sul do Chile. Foto: Divulgação

Aventura também é palavra de ordem para quem se hospeda no The Singular. O menu de expedições é recheado de aventuras, com 20 opções que combinam desde caminhadas em diferentes pontos da região a navegações às geleiras e glaciares patagônicos.

Todos os passeios são acompanhados por uma equipe de guias especializados, que levam os hóspedes a lugares ainda pouco explorados da Patagônia, por um acesso exclusivo, até mesmo em reservas privadas, fora do percurso turístico habitual. Para as navegações, por exemplo, os visitantes são levados em lanchas do próprio hotel e desembarcam em cais particulares, para desfrutar o máximo de cada lugar.

E não importa se o hóspede é veterano ou iniciante em expedições. Há diferentes níveis de dificuldade para os diversos tipos de atividades, como cavalgadas, trekking, caiaque, pesca esportiva, observação de aves, navegação e muitas outras. "Além de fornecer todos os equipamentos de segurança, durante os passeios também oferecemos aos hóspedes quitutes como sanduíches, caldos, cereais e doces caseiros", diz a gerente Cláudia Schovelin.

Leia também: Os melhores hotéis na neve

Descanso merecido

Divulgação
Spa é ótima opção para relaxar depois de uma expedição às geleiras
No final do dia, depois de uma cansativa expedição, a alternativa é relaxar no The Singular Wellness Spa. São 300 m² de espaços reservados para terapias que utilizam produtos da região. "Os visitantes experimentam massagens com princípios marinhos e água recolhida dos glaciares. Estes programas não existem em nenhum outro lugar do mundo", diz Cláudia Schovelin. O local também oferece piscina aquecida, com área coberta e descoberta, e sauna.

Já os casais contam com programas especiais a dois, regados a vinhos chilenos e espumantes. Tem, ainda, a terapia mineral feita com óleos essenciais em banheira de infusão e massagem com ervas patagônicas em uma suíte privada.

Para encerrar a noite, nada melhor que uma boa refeição. No cardápio do restaurante do hotel, receitas típicas locais, como o cordeiro de Magalhães e a centolla (crustáceo da região com sabor parecido com a lagosta), preparados pela equipe do reconhecido chef francês Laurent Pasqualetto, profundo conhecedor da cultura patagônica.

Se preferir, o hóspede pode desfrutar de momentos descontraídos no bar, saboreando um vinho da exclusiva cave de rótulos chilenos.

Leia também: Vinhos e mais conforto na Patagônia

Como chegar

Com localização privilegiada, no Seno de Ultima Esperanza, lugar de onde saem expedições aos lugares mais remotos do planeta, incluindo as conhecidas Torres del Paine, para chegar ao hotel, a partir de Santiago, são três horas e meia de vôo até Punta Arenas. Depois, são mais duas horas e meia via terrestre até o The Singular.

Também dá para chegar a partir de Buenos Aires, na Argentina, em um voo de três horas e meia até El Calafate, mais um percurso por terra de aproximadamente quatro horas. O hotel oferece serviço de recepção e transporte terrestre tanto no aeroporto de Punta Arenas como no de El Calafate.

As diárias custam entre US$ 260 e US$ 1.210, dependendo do tipo de acomodação, incluindo café da mnhã ou pensão completa (opcional). O The Singular fica fechado nos meses de junho, julho e agosto.
 

Serviço:
The Singular Patagonia

Tel.: (56 2) 954-0480


 

Acompanhe as novidades do iG Luxo também pelo Twitter

 

Leia tudo sobre: hotelpatagôniahotel de luxothe singularchileexpediçõesgeleiras

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG