Hospedagem de charme nas mais conceituadas vinícolas italianas

Depois de degustar os melhores vinhos, prolongue a experiência com uma confortável noite na propriedade

Rafael Bergamaschi, iG São Paulo

Conhecer a Itália a partir de seus vinhos é uma maneira de mergulhar em histórias singulares de produtores aficionados na busca pela bebida perfeita. Imagine, então, poder passar algum tempo hospedado nas mais conceituadas vinícolas, acompanhando seu dia a dia, enquanto desfruta de todo conforto. Baseados no livro “Vinícolas de Charme – Itália” (Ed. inBook), lançado por Claudio Schleder, com consultoria do especialista em vinhos Breno Raigorodsky, selecionamos cinco propriedades ímpares, que merecem um pernoite.

1- Beni di Batasiolo
No Piemonte, 120 hectares de terra acolhem a produção anual de quase cinco milhões de garrafas da vinícola Beni di Batasiolo , produtora de prestigiados Barolos como o Corda della Briccolina , o Boscareto , o Bofani e o Cerequio , cuja safra de 2006 recebeu da Wine Spectator 95, 92, 93 e 93 pontos, respectivamente.

Leia também: Onde o turismo cinco estrelas é mais acessível

Em meio à plantação de uvas nebbiolo, que ocupa 60% da área cultivada da propriedade, em Serralunga d’Alba, está o Il Boscareto Hotel & SPA, um hotel-boutique de 38 quartos, que fornece abrigo repleto de luxos aos visitantes. Ali, os hóspedes desfrutam de uma série de massagens e tratamentos de beleza. Sauna, banho turco aromático e frigidário romano (piscina com água gelada, para o fechamento dos poros) estão entre as facilidades do SPA.

Outra atração é o restaurante contemporâneo do hotel, La Rei. O estabelecimento é comandado pelo chef Gianpero Vivalda, que, ao lado do irmão Renzo, gerencia o Antica Corona Reale, duas estrelas Michelin, em Cervere.

Mais informações no site


2- Fontodi
Cultivados organicamente pela família Manetti, antes famosa pela manufatura de azulejos decorativos, os vinhedos que dão origem aos multipremiados vinhos da marca Fontodi ocupam 80 hectares em Chianti, na Toscana. Entre os destaques da vinícola está o Flaccianello della Pieve, premiado dez vezes com a pontuação máxima do guia italiano Gambero Rosso.

Ali, é possível escolher entre duas as opções de hospedagem dentro da vinícola, ambas próximas à cidade medieval de Panzano, entre Florença e Siena: a Villa Pecille ou a Villa La Rota. A primeira, uma elegante construção do século 17, tem cinco apartamentos (de um a cinco quartos), cozinha totalmente equipada, lareira, sistema de aquecimento, ar-condicionado e conexão de internet banda larga. Todos contam também com jardim particular, entrada privativa e área externa para as refeições. A decoração segue o estilo toscano, com antiguidades e cores harmoniosas. Piscina e quadra de tênis ficam à disposição dos hóspedes.

Mais: Alugue uma ilha

Divulgação
Villa Pecille: construção do século 17 possui 5 apartamentos
Menor, a Villa La Rota abriga três apartamentos, de dois ou três quartos. Um jardim cênico, com dezenas de espécies de flores dá ao cenário bucólico ares de romance. Os serviços são os mesmos da Villa Pecille.

Mais informações no site


3- La Montecchia

Divulgação
Pousada no Castello della Montecchia é o diferencial da La Montecchia
No topo de uma colina na região do Vêneto estão os 45 hectares da propriedade La Montecchia , pertencente à família Emo Capodilista desde 1568. Entre os destaques da marca, estão os vinhos Colli Euganei Cabernet Sauvignon Ireneo Capodilista que, na safra 2008 atingiu pontuação máxima no Gambero Rosso, e Colli Euganei Fior d’Arancio Passito Donna Daria Capodilista.

Um palácio do século 16, projetado pelo arquiteto Dario Varotari, chama a atenção nas terras. Mas são nas três casas próximas, todas antigas e charmosas residências de habitantes ilustres do povoado, como o sacerdote do palácio, que os visitantes são acolhidos. Caso da Casa del Prete, que abriga até quatro pessoas, tem cozinha completa, sala de jantar e jardim florido. Boa opção para estadias mais longas assim como a Casa di Nando e a Casa di Maria.

Leia também: Os Alpes não existem apenas para esquiar

A joia da coroa, no entanto, é a pousada La Camera del Maresciallo, localizada dentro do Castello della Montecchia. As suítes, de 70 metros quadrados, possuem lareira, sala de estar e closet. A três minutos de distância a pé fica o campo de golfe e, a sete minutos, a quadra de tênis.

Mais informações no site


4- Planeta
Quatrocentos hectares espalhados por vinícolas em seis territórios diferentes formam o império criado pela família Planeta desde 1995. Cerca de dois milhões de garrafas de vinho são produzidas anualmente pela casa que mereceu 92 pontos da Wine Spectator, para seu Burdese 2006.

Divulgação
Hotel-boutique La Foresteria fica a oeste da plantação de Menfi

Se a ideia é hospedar-se próximo aos vinhos é possível ficar no hotel-boutique La Foresteria, um pouco mais a oeste da plantação de Menfi, também de propriedade da vinícola siciliana. Com apenas 14 quartos, possui sala de ginástica, piscina e SPA. O curso de culinária ministrado pelo chef Angelo Pumilia é disputado pelos adeptos da boa comida. A poucos quilômetros de distância, fica a praia de Porto Palo.

Mais informações no site


5- Allegrini
Desde 1983, Walter, Franco e Marilisa Allegrini expandiram e modernizaram o negócio fundado pelo pai e que tem ente seus vinhos mais prestigiados o Palazzo della Torre, o La Grola, o Villa Giona e o La Poja. Tendo este último, na safra 2004, atingido 92 pontos na tradicional publicação Wine Advocate.

Divulgação
Allegrini tem parceria com o Villa Giona, hotel praticamente dentro dos terrenos da marca

Ainda que não tenha instalação própria para acomodar os visitantes, a Allegrini tem parceria com o Villa Giona, hotel que, de tão próximo da vinícola, em San Pietro in Cariano, pequeno vilarejo de Verona, no Vêneto, acaba por fazer parte do conjunto. Cada um dos quartos da Villa, construída no século 16 para abrigar os membros da nobre família Giona, tem decoração renascentista, inspirado em um artista da época.

Mais informações no site

Leia também:
- Outlets de luxo na Europa
- O cenário ideal para suas 1001 noites

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter

    Leia tudo sobre: vinhovinícolaviagem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG