Tutores modernos

Especialistas nos mais variados temas, como arte e filosofia, ministram aulas personalizadas para quem quer ampliar o conhecimento

Alessandra Oggioni, especial para o iG

É no campo de golfe que muitos alunos do professor Ricardo Melo alinhavam negócios e conhecem pessoas com as quais possivelmente terão contato profissional. Entre uma tacada e outra, além de se exercitarem, empresários e diretores de grandes corporações aproveitam para fazer o famoso network. “Cerca de 15% dos executivos que têm aulas comigo estão no esporte por interesse comercial”, afirma Melo.

Getty Images
Executivos aproveitam aulas de golfe para se exercitar e ampliar rede de contatos profissionais

Os inúmeros torneios e eventos beneficentes e corporativos favorecem aqueles que querem se dar bem dentro e fora dos campos. Melo explica que, como o aprendizado da modalidade é mais demorado - leva pelo menos seis meses -, os contatos entre os alunos vão se aprimorando a cada dia de treino. “É um esporte sadio, que tem toda esta interação social que os outros esportes não têm. Não está cada um de um lado da quadra, mas, sim, atuando em parceria”, acredita o professor, que é também comentarista de TV.

Veja também: 5 campos de golfe imperdíveis

Seja para se relacionar melhor nos negócios ou para se aprofundar no conhecimento, a procura por aulas personalizadas sobre os mais diversos temas estão cada vez mais em alta. Geralmente, tratam-se de cursos individuais, formatados de acordo com a necessidade de cada pessoa.

O executivo de gestão e especialista na área financeira Francisco Carlos Cavalcante confirma isso. O professor, que há dois anos ensina leigos a operar na bolsa de valores, viu o número de alunos crescer 30% nos últimos 12 meses. “Abordo desde o be-a-bá até interpretação de gráficos e mecanismos que cada investidor pode empregar para ter maior confiança”, diz.

O curso é individual e tem duração total de 25 horas, que podem ser distribuídas de acordo com o tempo disponível do aluno. “Como é muita informação, é importante também trabalhar de forma paulatina”, indica Cavalcante.

Mas não é só o mundo dos negócios que atrai alunos, há quem queira aprender mais sobre temas gerais, como arte e gastronomia. O professor e especialista em vinhos Breno Raigorodsky reúne executivos e pequenos grupos de pessoas interessadas no universo da bebida. “É um público entusiasmado, que quer ter um bom verniz sobre os mais diversos aspectos da cultura”, explica ele.

Getty Images
Alunos conhecem mais sobre o universo dos vinhos em aulas personalizadas

Nas aulas de Raigorodsky, os temas são variados e circulam desde uma “viagem” pelos vinhos italianos até um módulo específico sobre Bordeaux. Apesar da contextualização histórica, ele diz que o foco principal do aprendizado é mesmo a experimentação. “É um curso contra o enochatismo”, brinca o professor.

Mais:
Conheça as mais conceituadas vinícolas italianas

Já o artista plástico Bruno Dunley usa fotografias para atrair a atenção dos alunos para o tema arte contemporânea. Com aulas individuais ou em grupos, como uma turma formada só por mulheres e organizado pela consultora de arte Daniela Seve Duvivier, os cursos são montados em diferentes módulos, de acordo com a necessidade dos participantes. “São aulas expositivas sobre a relação entre fotografia e arte nos séculos 20 e 21”, explica.

Além da parte teórica, Dunley também incentiva o aprendizado com visitas a exposições, ateliês de artistas e viagens a museus, como as frequentes idas ao Caci (Centro de Arte Contemporânea de Inhotim), em Minas Gerais. Os cursos têm, em média, 12 encontros, com duas horas de aula cada.

E para quem gosta de discutir os mais diferentes aspectos da existência, cursos personalizados de filosofia ajudam a compreender melhor o pensamento humano. Na Escola Nômade de Filosofia, por exemplo, tem até aulas online, de variados níveis, para aprender sobre grandes pensadores da história sem nem sair de casa.

Se o aluno desejar algo mais introdutório, o professor de filosofia Luiz Fuganti recomenda o curso “Poder e Potência na Estilização da Existência”, que não pressupõe conhecimento prévio de nenhum filósofo e aborda questões como ética, razão, imaginação e capacidade de escolha.

Com duração de 40 horas, o aluno tem acesso livre ao conteúdo e aulas em vídeo com o professor, de acordo com sua própria disponibilidade de horário. As dúvidas são sanadas via e-mail ou chat. “Temos também cursos mais breves e presenciais, que podem ser formatados de acordo com a necessidade da demanda”, afirma Fuganti.

Serviço:

Arte Contemporânea – Bruno Dunley
Contato: bruno_dunley@yahoo.com.br
Investimento: varia conforme o curso escolhido

Bolsa de Valores - Francisco Carlos Cavalcante
Tel.: 11 8555-6687
Investimento: a combinar

Filosofia – Luiz Fuganti

Tel.: 11 3862-4234
Investimento: varia conforme o curso escolhido

Golfe - Ricardo Melo

Contato: ricardogolf@terra.com.br
Investimento a combinar

Vinhos - Breno Raigorodsky
Tel.: 11 3031-5294
Investimento a combinar (mínimo de duas aulas)

 


Acompanhe as novidades do iG Luxo também pelo Twitter

 

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG