Exclusividade e sofisticação nos mares brasileiros

Cruzeiros investem em pacotes e serviços diferenciados para atrair turista premium na costa brasileira

Juliana Bianchi , iG São Paulo

Divulgacao
Yacht Club, da MSC: como se fosse um iate de luxo dentro de um grande navio

Nos últimos seis anos o número de brasileiros que decidiu passar suas férias em um cruzeiro pela costa nacional cresceu 568,5%. Mas apenas uma ínfima parte desse percentual – quantidade tão pequena que nem aparece nas estatísticas – é formada por uma clientela exigente, acostumada à exclusividade, serviços e acomodações dignas dos melhores hotéis do mundo. Isso, principalmente porque a oferta de navios com tal infraestrutura até hoje quase não existia.

Mais:
- Amenities que valem a viagem 

“O cruzeirista brasileiro que busca esses serviços hoje tem de sair do País para embarcar e navegar por águas internacionais”, afirma Adrian Ursilli, diretor comercial da MSC Cruzeiros. Com isso, além do custo do cruzeiro em sim acaba tendo de arcar com a passagem aérea e, muitas vezes, hospedagens em terra. Sem falar dos dias extras necessários para o deslocamento. Mas o mercado dá sinais de que essa realidade pode vir a mudar. Tanto que algumas companhias começam a oferecer alternativas intermediárias para atender aos clientes em busca de experiências premium em áreas reservadas nos grandes transatlânticos que circulam por aqui.

Leia também:
- Está sem tempo para preparar uma surpresa especial? Contrate um concierge 

Um exemplo é a chegada, em novembro, do MSC Fantasia, um navio com 333,3 metros de comprimento e 66,8 m de altura, que conta com uma área exclusiva reservada aos hóspedes do Yacht Club. “É como se fosse um iate de luxo dentro de um grande navio”, diz Ursilli. Com 71 suítes de até 53m², quase todas com varanda, espalhadas pela proa dos dois últimos andares do navio (são 18 no total), o Yacht Club terá embarque preferencial, bar, lounge e piscina privativos, além de restaurante com menu assinado pelo chef 2 estrela Michelin Mauro Uliassi, sistema all Inclusive de bebidas, serviços de concierge e mordomo 24 horas.

No MSC Fantasia, área exclusiva reservada aos hóspedes do Yacht Club. Foto: DivulgaçãoRestaurante, bar, piscina e lounge exclusivos para aqueles que entrarem no programa Yacht Club. Foto: DivulgaçãoA proposta da MSC é ter uma espécie de iate de luxo dentro de um grande navio. Foto: DivulgaçãoServiços de concierge e mordomo 24 horas são alguns dos diferenciais do Yacht Club. Foto: DivulgaçãoOs hóspedes terão direito a menu assinado pelo chef 2 estrela Michelin Mauro Uliassi. Foto: DivulgaçãoDiferente dos demais passageiros os membros do Yacht Club da MSC terão sistema all Inclusive, com bebidas. Foto: DivulgaçãoAs 71 suítes do Yacht Club, quase todas com varanda, ficam na proa dos dois últimos andares do navio . Foto: DivulgaçãoA proposta da MSC é ideal para quem tem uma expectativa de luxo e tranquilidade, mas não quer abrir mão da diversão. Foto: DivulgaçãoAté hoje, o cruzeirista brasileiro que busca esses serviços premium tinha de sair do País para embarcar e navegar por águas internacionais. Foto: DivulgaçãoSala privê para jantares customizados no navios da Oceania Cruises. Foto: DivulgaçãoVista noturna da piscina no navio Marina, da Oceania Cruises. Foto: DivulgaçãoSuítes de 200 m² com varanda e jacuzzi fazem parte do Marina. Foto: DivulgaçãoDecoração Ralph Laurent nas suítes do navio da Oceania que vai do Brasil ao Chile. Foto: DivulgaçãoO navio Marina, da Oceania Cruises. Foto: DivulgaçãoA Oceania Cruises muda o foco para para atrair brasileiros em busca de sofisticação. Foto: DivulgaçãoCassino, lojas de grife e restaurante privê fazem parte dos atrativos para quem viaja com a Oceania Cruises. Foto: DivulgaçãoNos banheiros dos cruzeiros da Oceania, amenities Bvlgari. Foto: Divulgação

E o cliente ainda poderá usufruir de todas as demais atrações do navio (entre elas SPA, cassino, teatro, shows, discoteca, squash, quadra poliesportiva, pista de jogging, cinema 4D e simulador de Fórmula 1), caso queira. “É ideal para quem tem uma expectativa de luxo e tranquilidade, mas sentia falta de ter opções de diversão para toda a família a bordo”, avalia o Ilya Hirsch, diretor internacional da Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos). “Principalmente aqueles que têm crianças pequenas”, completa.

O MSC Yacht Club terá roteiros de três a oito noites, saindo de Santos e passando por Ubatuba, Ilha Grande/Angra dos Reis, Búzios e Salvador (pernoite). O preço da acomodação dupla em suíte deluxe será de US$ 1.959,30 por pessoa.

Mais:
- Relógios que valem por um carro superesportivo 

A Costa também terá opções para quem deseja navegar pelo Brasil com toda mordomia. Dos cinco navios da companhia que virão ao País na próxima temporada, dois (Favolosa e Fascinosa – ambos estreando por aqui) contarão com o SPA Samsara, considerado o maior SPA flutuante do mundo, com 6 mil m² de área exclusiva.

Divulgação
Átrium do SPA Samsara nos navios da Costa

Localizado em dois deques envidraçados na proa, o espaço possui cabines e suítes com acesso exclusivo às instalações. Entre elas, piscina de talassoterapia com água do mar, sauna de pedra, banho turco e diversos tratamentos de beleza e relaxamento, como o Three-Mud, à base de argila. Nas cabines mais luxuosas – com varanda e hidromassagem – é possível contar com cardápio de travesseiros, serviço de mordomo e ritual do chá), com preços, a partir de US$ 2.349 por pessoa (4 noites). Os três navios terão embarques em Santos e Rio de Janeiro, com pacotes de 3 a 9 noites.

Outras possibilidades são os cruzeiros de luxo que passam pelo Brasil como o Regent Seven Sea Mariner, que tem saída do Rio de Janeiro em 26 de novembro e passa por Búzios, Ilha Grande, Santos e Porto Belo antes de seguir a viagem de 10 dias até Buenos Aires (a partir de US$ 6.199 por pessoa em suíde deluxe dupla). Com 1,5 passageiros por tripulante, tem sistema “all inclusive” – que abrange até mesmo champanhe –,suítes com “walking closet” e excursões em terra sem custos adicionais.

Leia também:
- O jeito de hospedar da família Ferragamo 

Certo de que os clientes que buscam um cruzeiro mais sofisticado não são marinheiros de primeira viagem e, por isso, entendem que a experiência dentro do navio é apenas 50% de sua viagem, Jean Saraiva, diretor de vendas e marketing da Oceania Cruises também reforça seu investimento nos roteiros no Brasil e América do Sul.

Divulgacao
No Marina, da Oceania Cruises, jacuzzi, amenities Bvlgari e decoração Ralph Laurent

Na temporada 2012/2013 o navio Marina chega para atender o público mais sofisticado. Com capacidade para 2 mil pessoas, ele receberá apenas 1.200, evitando, assim, aglomerações. “Nossos navios são como um resort sofisticado sobre a água. Não temos axé na piscina, tobogã de água ou bufês com filas imensas. Dos nove restaurantes a bordo apenas um é nesse sistema”, diz Saraiva. Entre os atrativos estão louças Versace, talheres de prata, 98% das cabines com varanda – muitas delas com Jacuzzi e TV de LCD –, amenities Bvlgari, suítes de até 200 m² com decoração Ralph Laurent, SPA Canyon Ranch, obras Lalique e minicampo de golfe de 18 buracos.

O roteiro de 17 noites, saindo do Rio para Santos, Buenos Aires, Montevidéu, Ushuaia, Puerto Chacabuco, Puerto Montt, Valparaiso tem preços a partir de US$ 3,588 por pessoa, em cabine dupla (categoria F). “Antes estávamos aqui para atender o público estrangeiro interessado nessa rota. Mas a partir deste ano vamos investir para atrair passageiros brasileiros em busca de algo mais sofisticado”, garante Saraiva.

Serviço:
Costa

MSC

Oceania Cruises

Regent Seven Seas

Qualitours
Tel: (11) 2175-7703
 

* Preços apurados em junho/2012
** O iG não se responsabiliza pelos valores divulgados

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG