Sofisticação em Campos do Jordão

É possível aproveitar o friozinho da “Suiça brasileira” longe da horda de turistas que assola a cidade no inverno

Rafael Bergamaschi , iG São Paulo

Quem já passou pela experiência de ir a Campos do Jordão, cidade serrana no interior de São Paulo, no inverno sabe o que esperar: trânsito, aglomerações, filas quilométricas e barulho. Muito barulho. A cidade, no entanto, é perfeita para ser apreciada na estação fria. Deixar de visitá-la durante esta época do ano é perder a chance de uma boa conversa ao pé da lareira e de provar uma das dezenas de opções de fondue, algumas das principais atrações da cidade que se autoproclama a “Suíça brasileira”.

Divulgação
Hotel L.A.H. Hostellerie tem arquitetura arrojada

É possível, porém, driblar a superlotação e evitar que o fim de semana seja um verdadeiro desastre. Basta ter jogo de cintura e ir aos lugares certos. Confira algumas sugestões para curtir, não só o frio e a natureza, mas também um pouco da sofisticação disponível em Campos do Jordão:

Flickr/Leandro's World Tour
Campos do Jordão é melhor quando se aprecia de longe toda a badalação do centro de Capivari

Trajeto

Para que o fim de semana não comece mal, a primeira providência a ser tomada é fugir do trânsito da Marginal Tietê, via necessária para chegar a uma das duas estradas que ligam São Paulo a Campos do Jordão: Ayrton Senna e Presidente Dutra. De helicóptero, o trajeto dura cerca de uma hora e sai por volta de R$ 3.600 pela Helimarte , sem taxa de pouso, que, dependendo do lugar, fica em torno de R$ 450. Para a volta, o preço é o mesmo.

Hotel

Com 1.628 metros de altura, em média, Campos do Jordão é, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade mais alta do Brasil. No alto de um de seus picos, próximo ao centro de Capivari, mas longe o suficiente para esquecer-se do agito e badalação, está o Blue Mountain Hotel & SPA , um oásis de tranquilidade. Inaugurado em julho de 2010, o hotel de 16.400 metros quadrados procura aproveitar ao máximo a extensa área verde que o circunda: o imenso salão de jantar é permeado por uma estrutura de aço e vidro, desenvolvida especialmente para aguentar as baixas temperaturas e reter o calor. Do café da manhã, é possível apreciar a vista panorâmica da cidade. Piscina aquecida, banheiras de hidromassagem, salão de jogos e área de recreação infantil fazem parte das instalações do hotel. Destaque para a cave com cerca de 1.350 rótulos. O ambiente subterrâneo de clima rústico fica aberto das 18h à 1h e é boa pedida para um fondue a dois harmonizado com o vinho certo.

Outra opção é o hotel-boutique  L.A.H. Hostellerie , localizado em área de 1.200 metros quadrados. As nove suítes que o compões procuram dar o aspecto de um lar luxuoso longe de casa. Cada suíte possui decoração única, mas todas têm piso aquecido, aquecedor de toalhas nos banheiros, banheira de hidromassagem e varanda com vista privilegiada. 

Mais: Hospedagem de charme nas mais conceituadas vinícolas italianas

Divulgação
O Blue Mountain Hotel & SPA é um oásis de tranquilidade em meio ao agito de Campos do Jordão

SPA

A tradicional grife de cosméticos francesa L'Occitane se especializou em produtos para serem usados em tratamentos intensos de beleza e bem estar. Espalhados pelo mundo, os SPAs que recebem o aval da marca passam por treinamento específico, visando melhor atendimento e, consequentemente, melhor uso de seus produtos. A unidade de Campos do Jordão fica nas dependências do Hotel Toriba, e conta com banheiras e ofurô.

Getty Images
Sinta a Serra da Mantiqueira de perto com um rally

Aventura

Para sentir a Serra da Mantiqueira mais de perto, a dica é fazer um passeio em 4x4. Além de vistas deslumbrantes do Vale do Paraíba, o trajeto acidentado e repleto de lama garante bons momentos. A Off Road Tour oferece três roteiros mais próximos à cidade: Morro do Camelo, Pedra do Baú e São José dos Alpes. Neste último, chega-se a altitude de 1.900 metros. Quem possui o próprio veículo pode passar pela agência para pegar dicas e mapas dos percursos. É possível também cumprir os trajetos com jipes da empresa.

Gastronomia

Na capital brasileira do fondue, o melhor restaurante para provar a receita suíça é o Ludwig . Grandes janelas no salão principal proporcionam vista agradável da extensa área verde que o circunda. No menu, brilha o fondue de carne, servido com nove opções de molho, inclusive alguns exóticos como geleia de pimentão e chutney de manga. Lagosta ao thermidor, trufa ao perfume da montanha e truta ao papilote são estrelas alternativas do cardápio.

Outra opção é o Só Queijo , restaurante de nome simples, mas decoração requintada, clima aconchegante e boa gastronomia contemporânea com inspiração francesa. Lareira de pedra e papel de parede quadriculado dão ares campestres ao local. No cardápio, além do celebrado fondue de queijo, destaque também para o bacalhau ao forno com dalphinoise de batatas e para o medalhão de filé mignon ao molho de tomate seco com funghi.

Leia também: 
- O jeito de hospedar da família Ferragamo
- Antigo convento vira hotel cinco estrelas aos pés de Machu Picchu

Acompanhe as novidades do iG Luxo pelo Twitter 

    Leia tudo sobre: Campos do Jordãoviagem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG