Colha suas próprias pérolas em Dubai

Expedição turística propõe mergulho nas águas do Golfo Pérsico em busca da joia, da mesma forma que faziam antigos caçadores locais

Alessandra Oggioni , especial para o iG

Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tudo é luxuoso e futurista. Mas quem visita a cidade também pode retornar ao passado e participar de uma expedição em busca de pérolas nas águas do Golfo Pérsico, exatamente da mesma maneira que faziam antigos caçadores no século 19.

Mais:
- A hora das pérolas 

Expedição turística em Dubai realiza colheita de ostras em busca de pérolas. Foto: DivulgaçãoAventura é realizada em barcos tradicionais nas águas do Golfo Pérsico. Foto: DivulgaçãoTuristas tomam café da manhã tradicional antes de embarcarem para a aventura. Foto: DivulgaçãoNa costa de Jebel Alin, turistas embarcam no dhown, um autêntico barco árabe. Foto: DivulgaçãoTurista encontra ostra após mergulho de três a cinco metros de profundidade. Foto: DivulgaçãoJunto dos instrutores, participantes abrem as ostras em busca das pérolas. Foto: DivulgaçãoDepois da aventura, turistas participam de almoço típico, cantos e contação de histórias no barco. Foto: Divulgação

Por centenas de anos, pérolas superfinas eram encontradas nas águas do Golfo Pérsico. Com uma terra infértil e água escassa, a antiga tradição da caça às pérolas foi a principal fonte de renda dos habitantes da região, que trocavam o artigo precioso por outros bens de consumo.

Leia também:
- Uma ilha pra levar a qualquer lugar 

Na expedição, organizada pela rede hoteleira Jumeirah em parceria com a Emirates Marine Environmental Group (EMEG), os turistas podem realizar o mesmo trabalho. Para a “colheita” das pérolas, os participantes fazem o mergulho como antigamente, utilizando uma corda como guia. A 20 minutos da costa de Jebel Alin, nas águas do Golfo, descem de três a cinco metros de profundidade. Aqueles que encontrarem pérolas, podem levá-las como lembrança.

Como a aventura começa

Divulgação
Participantes se preparam para o embarque em busca das pérolas vestidos como antigamente

No ponto de encontro, no hotel Jumeirah Beach, o passeio começa com um reforçado café da manhã e uma orientação sobre o mergulho e as atividades do dia (em inglês e árabe). Depois, todos se vestem com roupas tradicionais da época – esqueça o biquíni e encare o camisolão de linho com dignidade – e seguem em um ônibus até o local de embarque no dhown, um autêntico barco árabe.

Veja:
- Exclusividade e sofisticação nos mares brasileiros 

Após a preparação, a alguns quilômetros da costa, os participantes mergulham nas águas calmas e rasas do Golfo. Nadadores de todos os níveis podem se arriscar na aventura, mesmo quem não tem experiência em mergulho, já que os turistas são sempre acompanhados por dois profissionais. Além disso, para maior segurança, um barco salva-vidas fica a postos para qualquer emergência.

Em 45 minutos de mergulho, cada participante pode recolher até dez ostras, que serão levadas a bordo para abertura e, quem sabe, levar para casa uma lembrança preciosa do passeio.

Além da colheita, os turistas participam de atividades como cantos da época, contação de histórias sobre a busca da joia e, ainda, degustam um almoço tradicional a bordo, com pratos locais como o peixe Emirti.
 

Serviço:
Expedição para colheita de pérolas
Quando acontece: de terça a sábado, das 9h às 15h
Custo: a partir de R$ 327,18 por adulto e R$ 233,70 para crianças de até 12 anos (por motivos de segurança, crianças menores de 12 anos podem participar de todas as atividades, exceto o mergulho)
Reservas: Jumeirah Beach Hotel
Tel.: +971 (4) 406-8828

Acompanhe as novidades do iG Luxo também pelo Twitter.

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG