Primeira classe x classe executiva: qual compensa mais?

Conheça as mordomias dos passageiros da primeira classe e compare com as da business antes de comprar sua passagem

Carol Gregnanin , de Frankfurt (*)

Imagine uma viagem de avião de 12 horas. Desconforto, mal-estar e o desejo de chegar ao destino o mais rápido possível, não? Não! Quando se viaja nas classes de elite as horas passam depressa e você até esquece que existe jet lag. 

Nas áreas nobres de aeronave da Lufthansa, por exemplo, a sensação que se tem ao entrar no avião é a de que se chegou a algum coquetel. Antes mesmo de se acomodar nos “aposentos”, comissários levam casaco e bagagem de mão para serem guardados em local apropriado e oferecem uma taça de champanhe. Em cada assento também há chocolate e flores.

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Amenities de primeira linha, pijamas, lençóis e cobertores: tudo para o passageiro da primeira classe se sentir em casa. Foto: DivulgaçãoPassageiros que quiserem ainda mais privacidade na primeira classe, podem 'fechar' a janela do corredor para dormir. Foto: DivulgaçãoFuselagem, janelas e até o carpete têm isolamento acústico para garantir o silêncio na primeira classe. Foto: DivulgaçãoOs assentos têm quatro posições e uma série de subposições dentro delas. O estofado é ajustado ao corpo em qualquer posição. Foto: DivulgaçãoPor cerca de R$ 15 mil, é possível desfrutar do melhor dentro durante o voo. Foto: DivulgaçãoCabine da primeira classe da Lufthansa tem sistema que aumenta em 25% a umidade para diminuir efeitos do jetlag. Foto: NYTBanheiros da primeira classe são espaçosos e possuem exclusivos sabonetes e cremes para as mãos. Foto: DivulgaçãoPassageiros são recepcionados com café e chocolate. Foto: DivulgaçãoPara quem preferir, champanhe e bolinhas de provolone também são servidos aos passageiros. Foto: DivulgaçãoEm Frankfurt, o serviço first class continua em solo com um Porsche Panamera ou um Mercedes-Benz S 400 Hybrid com motorista para guiá-lo à sala vip . Foto: Divulgação

O conforto e a sofisticação da primeira classe são pensados para agradar o mais exigente dos passageiros. São apenas oito assentos, todos individuais, dispostos no bico do avião, logo abaixo da cabine de pilotos. A vista é incrível. Mais bebidas são servidas, vinho, uísque, cerveja, sucos variados e café. Você saboreia tudo isso enquanto vasculha a nécessaire de cortesia com meias macias, pijamas confortáveis, máscara para dormir, kit de higiene pessoal, protetor labial e, claro, cobertor, travesseiro e fones de ouvido para o serviço de entretenimento do voo. Sim, porque o silêncio é tão satisfatório que até o mais leve dos sonos consegue chegar. A fuselagem da primeira classe tem isolamento acústico e até carpetes e cortinas são especiais para abafar ruídos.

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E depois de tanta bebida vem a vontade de ir ao banheiro. Aquele lugar apertado de todo avião, certo? Que nada. Aqui o banheiro é tão espaçoso que te faz até lembrar daquele fetiche dos casais de filmes de cinema. Opa, calma lá, mesmo com tanto espaço, continua sendo proibido.

Divulgação
Na classe executiva, as poltronas são ligadas e a privacidade diminui. Os assentos são confortáveis e espaçosos, mas não deitam totalmente

De volta ao assento com mais de quatro posições e sistema que adequa o estofado ao corpo, é hora de assistir a um filme ou ouvir música enquanto o jantar é preparado. O menu é exclusivo, idealizado por chefs de cozinha famosos (Daniel Bouloud, Anne-Sophie Pic e Thomas Keller, entre eles) que se revezam a cada dois meses para preparar algo especial. Para se ter uma ideia, a cada voo são embarcados cerca de seis quilos de comida para cada um dos oito passageiros da primeira classe. E, ao contrário do serviço com embalagens e talheres de plástico da classe econômica, ali tudo é apresentado em pratos de porcelana, com talheres de inox.

Quer dormir? Então posicione a poltrona 100% na horizontal e transforme-a em uma cama com 80 centímetros de largura e mais de 2 metros de comprimento. Ela ainda possui cobertor e lençóis térmicos que mantêm a temperatura ideal para não sentir frio ou calor durante o sono.

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Para aumentar a privacidade, é possível “fechar” a janela que dá acesso ao corredor e pronto, ter bons sonhos até o café da manhã e o desembarque. Se for em Frankfurt, o serviço cinco estrelas ainda continua em solo com um Porsche Panamera ou um Mercedes-Benz S 400 Hybrid com motorista para guiá-lo à sala vip para uma ducha ou massagem relaxante, ou para o desembarque final.

Divulgação
Serviço de hotel cinco estrelas na primeira classe

Tamanha mordomia custa cerca de R$ 15 mil (trecho entre São Paulo e Frankfurt, na Alemanha, com duração aproximada de 12 horas, na alta temporada). Valor próximo aos R$ 11 mil da classe executiva onde as diferenças são poucas, mas significam muito. (A título de comparação, o preço da passagem para o mesmo trecho, em classe econômica gira em torno de R$ 6 mil).

Na executiva é possível ajustar a poltrona em três posições diferentes, mas ela não deita totalmente. O silêncio já não é tanto e os assentos não são individuais, há sempre alguém sentado ao lado.

Para dormir, os mimos param nas meias. Nada de pijama confortável ou roupa de cama especial, apenas travesseiro e cobertor básicos.

O menu é diferente, embora tão saboroso quanto o da primeira classe, já que é preparado pelo mesmo chef. E pode esquecer aquele banheiro com espaço para até quatro pessoas e se contentar com o aperto.
 

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**Preços consultados para a alta temporada de julho de 2012

*A jornalista viajou a convite da Lufthansa


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