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Perfumista francesa abre ateliê em São Paulo para guiar o cliente a desenvolver pessoalmente seu aroma exclusivo

Juliana Bianchi , iG São Paulo |

O conceito de personalização de serviços e produtos está ganhando, aos poucos, contornos muito mais interessantes no Brasil. Enquanto algumas grifes ainda insistem em chamar atenção para a possibilidade de troca pequenos detalhes de suas peças ou a gravação do nome do cliente, outras já entenderam que é preciso ir muito além para conquistar o público exigente. Caso do hotel Botanique, onde um mordomo vai até a casa do cliente dias antes de sua chegada para buscar as roupas e garantir que estejam passadas e devidamente penduradas quando o check-in for feito, ou do hotel Unique Garden, cujo chef se propôs a reproduzir na ceia de Natal os pratos mais tradicionais de cada uma das famílias presentes.

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- Perfume sob encomenda

A perfumista francesa Fanny Moreau comanda a bancada de aromas para criar um perfume exclusivo para cada cliente . Foto: DivulgaçãoNa loja, apenas 15 fragrâncias prontas para os clientes mais apressados. Foto: DivulgaçãoConhecer individulamente as notas aromáticas e a estrutura de um perfume faz parte da experiência. Foto: DivulgaçãoNo jardim de inverno, ambiente propício para conhecer melhor o cliente e fazer uma pausa do turbilhão de aromas. Foto: Divulgação

Mais acostumada com as inúmeras possibilidades de customização, e atenta à crescente valorização das experiências como artigo de luxo, a francesa Fanny Moreau decidiu abrir em São Paulo uma perfumaria diferenciada. Na loja batizada Mon Absolu, a ser inaugurada dia 13 de dezembro, em Moema, a oferta de fragrâncias prontas não passa de 15 – sendo nove variedades para o público feminino e seis para o masculino. Mas o pequeno porftólio não deve ser visto com preocupação, afinal, o principal produto não está nas prateleiras, mas na possibilidade de criar seu próprio perfume, partindo do zero.

“Quero que as pessoas possam entender o que tem por trás de um perfume e consigam construir sua identidade olfativa a partir de aromas que lhe agradam e combinam com sua personalidade”, explica a perfumista formada na França, com especialização em Grasse, capital mundial do perfume, que está no Brasil há dois anos.

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- Presentes que são sonho de consumo 

Pequenininha, com um agradável jardim de inverno com iluminação natural, a boutique tem mais cara de casa do que de laboratório. Tudo feito de propósito para que os clientes possam se sentir à vontade para falar sobre suas preferências, hábitos e desejos – não apenas olfativos – na conversa informal que abre as duas ou três horas agendadas previamente para a experiência sensorial. “É possível atender no máximo três pessoas ao mesmo tempo”, diz. É neste bate-papo e posteriormente em um rápido teste de aromas, que Fanny vai entrando no mundo do cliente e entendendo suas expectativas e preferências para guiá-lo na concepção da fragrância pessoal.

Divulgação
No 'órgão', mais de 120 notas aromáticas importadas para você escolher

Em uma bancada – órgão –, mais de 120 vidrinhos com notas aromáticas importadas estão à disposição do cliente para dar início à etapa “mão na massa”. Apoiado em sugestões da perfumista, é possível ter o seu momento Serge Lutens ou Jô Malone, dois dos grandes nomes mundiais na criação de aromas personalizados, misturando mais ou menos gotas de uma ou outra nota na proveta até que, voilà, chega-se ao resultado final. Cinquenta ml de uma eau de parfum totalmente exclusiva para levar para casa.

Mas Fanny avisa, é preciso esperar ao menos um mês para que as notas se fundam e se tornem um acorde único. “Perderia o encanto se o cliente tivesse que deixar o produto aqui para aguardar a maturação”, explica a francesa, que optou por um processo vapt-vupt – ao contrário dos renomados perfumistas, que chegam a levar um ano para desenvolver um perfume sob medida.

Para os clientes ainda mais ansiosos ou que não estejam dispostos a pagar entre R$ 590 e R$ 690 pela experiência completa do ateliê de criação, Fanny preparou um bar de fragrâncias. Nele é possível combinar até três notas aromáticas para desenvolver 10 ml de um perfume mais simples, para levar na bolsa, por R$ 50. “Isso permite variar de fragrância mais rapidamente, ainda assim mantendo a exclusividade”, diz a perfumista.

Nos planos da loja ainda está a possibilidade de transformar o aroma personalizado em uma linha completa de toalete, com cremes e sabonetes baseados na criação. Mas isso fica para um segundo momento.

Serviço:
Mon Absolu
R. Normandia, 90, Moema – São Paulo (SP)
Tel: (11) 2371-5999

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