Riviera Nayarit é o novo destino de luxo do México

Por Luciana Franca , de Riviera Nayarit

compartilhe

Tamanho do texto

Pouco conhecido no Brasil, esse pedaço de 300 km de praias paradisíacas do Pacífico atrai celebridades internacionais

Esqueça Cancun, suas águas transparentes do mar caribenho e seu turismo popular. Rivera Nayarit é um novo destino do México que começa a chamar a atenção dos brasileiros que buscam sofisticação. Nunca ouviu falar? Foi apenas em 2007 que essa costa de 300 km de praias paradisíacas do oeste do país, rodeadas por montanhas, foi batizada com esse nome e, por enquanto, os turistas mexicanos, americanos e canadenses são os que mais desfrutam da região. Os famosos também costumam tirar férias por lá. A atriz Eva Longoria, por exemplo, passou o último Natal num dos mais luxuosos hotéis, o St. Regis, em Punta Mita, o preferido também de outra estrela, a americana Kirsten Dunst, e do presidente do México, Enrique Peña Nieto. Lady Gaga foi fotografada tendo aulas de surfe na mesma área.

Passeio pelas Ilhas Marietas é programa obrigatório para quem vai a Riviera Nayarit. Foto: DivulgaçãoA Praia Escondida das Ilhas Marietas, um dos mais famosos pontos turísticos da Riviera Nayarit. Foto: DivulgaçãoPraia quase particular de Punta Mita, em frente ao hotel St. Regis. Foto: DivulgaçãoNo Pacífico, o sol se põe no mar: um espetáculo diário para os turistas . Foto: DivulgaçãoUma das piscinas do hotel St. Regis, em Punta Mita, um dos mais luxuosos da Riviera Nayarit. Foto: DivulgaçãoSuite deluxe de frente para o mar do St. Regis. Foto: DivulgaçãoAs suítes do St. Regis têm chuveiro ao ar livre . Foto: DivulgaçãoRestaurante Carolina, um dos quatro no México com classificação AAA Five Diamond Award. Foto: DivulgaçãoVista panorâmica do hotel Grand Velas, o único all inclusive de luxo na região. Foto: DivulgaçãoSuíte Ambassador do Grand Velas. Foto: DivulgaçãoA marina em La Cruz de Huanacaxtle. Foto: DivulgaçãoÉ possível avistar baleias perto da costa da Riviera Nayarit. Foto: DivulgaçãoNadar com golfinhos é uma experiência imperdível do local . Foto: Vallarta AdventuresArtesã mostra a arte típica dos índios huichol com miçangas de vidro. Foto: DivulgaçãoDetalhe do trabalho dos huicholes com miçangas de vidro. Foto: DivulgaçãoA igrejinha de San Pancho costuma celebrar os casamentos que são seguidos de festas nos hotéis luxuosos . Foto: Luciana FrancaAs ruas cheias de bares, restaurantes e lojinhas de Sayulita, a praia dos surfistas . Foto: Luciana FrancaEm Sayulita fica a descolada loja Revolucion del Sueño. Foto: Luciana Franca

Leia também: Hotéis de tirar o fôlego

Mas bem antes disso, em 1964, Elizabeth Taylor esteve por lá para viver dias de romance. Ela foi atrás de Richard Burton, que filmava “A Noite do Iguana” ao lado de Ava Garner e Deborah Kerr. Na época, ele era casado com outra mulher.

Se as águas da Rivera Nayarit são menos impressionantes do que as azuis claríssimas do Caribe porque fica na costa do oceano Pacífico, a compensação é o deslumbrante pôr do sol alaranjado que acaba no mar. A região tem praias e povoados com diferentes características para agradar todos os gostos e a porta de entrada é Puerto Vallarta, onde fica o aeroporto, localizado a 650 km de distância da Cidade do México (o voo dura cerca de uma hora). A natureza também é outro atrativo: tartarugas e baleias podem ser vistas na costa.

Punta Mita, de onde saem os passeios para as Ilhas Marietas (imagem feita com câmera FujiFilm)
Luciana Franca
Punta Mita, de onde saem os passeios para as Ilhas Marietas (imagem feita com câmera FujiFilm)

Conheças as principais praias e povoados da Riviera Nayarit:

Nas praias de Nuevo Vallarta e Flamingos fica o maior complexo hoteleiro. Resorts all inclusive e muito entretenimento atraem os turistas que viajam em família. Entre as opções de hospedagem, o destaque é o Grand Velas, o único resort 5 Diamantes com “tudo incluído de luxo” no Pacífico mexicano. Aproveite para ter uma experiência inesquecível por lá: mergulhar por uma hora com golfinhos no Vallarta Adventures.

O pedaço mais luxuoso é Punta Mita. As praias de difícil acesso por terra se tornam praticamente exclusivas para os hóspedes de hotéis como Four Season e o St. Regis, que tem em suas dependências o restaurante Carolina, um dos quatro no México com classificação AAA Five Diamond Award. É também dessa ponta que saem os passeios de barco para as Ilhas Marietas, onde fica a famosa Praia Escondida. Fique de olho porque é possível avistar baleias. 

O charmoso povoado de Bucerías tem muitos restaurantes e um mercado de artesanato com trabalho dos índios huichóis que alastra por suas ruas, de segunda-feira a sábado. Uma esquina sofisticada chama a atenção na rua Lazaro Cardenas: de um lado a galeria e butique Jan Marie, com arte garimpada de todos os cantos do México , e em frente está o restaurante Mark’s Bar & Grill, um lugar perfeito para jantar a dois.

Sayulita é point dos surfistas e onde acontecem os campeonatos. Essa praia é o destino favorito da turma mais jovem, que circula nas ruazinhas tomadas por bares, restaurantes e lojas. Um das butiques mais descoladas é a Revolucion Del Sueño, que mistura a tradicional arte mexicana com design contemporâneo. É lá que você vai encontrar almofadas, camisetas e ecobags com as melhores estampas de Frida Kahlo e Pancho Villa.

San Francisco, conhecido como San Pancho, é uma praia mais tranquila com restaurantes rústicos à beira-mar. A avenida principal termina na areia, mas antes há uma pracinha com barracas de artesanato. Se tiver tempo, visite a ONG Entre Amigos, premiada pelo trabalho com reciclagem e que desenvolve um projeto com as crianças locais em parceria com o Cirque du Soleil.

Você também pode se interessar por:
- 15 destinos de luxo para conhecer no Brasil
- Conheça as ilhas particulares dos famosos

* A jornalista viajou a convite do Riviera Nayarit Convention and Visitors Bureau

Leia tudo sobre: Riviera NayaritMéxicoPunta MitaPuerto VallartaluxoturismoPraia Escondida

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas