Uma ilha para levar a qualquer lugar

Por Alessandra Oggioni, especial para iG

Texto

Conceito de ilha móvel dentro de megaiates pode custar mais de 180 milhões de euros

Que tal ter uma ilha inteira só para você e, ainda, poder levá-la para aonde quiser? Este é o conceito de ilha-iate, um projeto que envolve tudo o que uma embarcação de luxo oferece aliado a uma estrutura arquitetônica megadiferenciada que simula cenários paradisíacos ou até mesmo pontos turísticos conhecidos mundialmente.

Desenvolvidos por algumas empresas europeias, como a britânica Yacht Island Design, especializada em plataformas flutuantes, os projetos são apenas conceituais, ou seja, ainda não foram construídos efetivamente. No entanto, Rob McPherson, diretor da companhia, diz que indústrias hoteleiras e resorts de luxo já demonstraram interesse em transformar os desenhos em realidade. “A NedShip, da Turquia, vê a possibilidade de construir algo nos moldes de nosso iate Tropical Island Paradise”, declara. Segundo McPherson, o projeto – que tem elementos inspirados nas ilhas do Caribe e da Polinésia – não custaria menos de 200 milhões de euros.

Iate “Streets of Monaco” reproduz ruas e pontos turísticos do principado francês. Foto: DivulgaçãoA suíça MCM Design Studio lançou o “Island (E) Motion”, um conceito de ilha nômade em megaiate. Foto: DivulgaçãoEmbarcação "Streets fo Monaco" tem capacidade para acomodar 16 pessoas . Foto: DivulgaçãoDesenvolvido por empresa suíça, “Island (E) Motion” tem conceito de ilha nômade. Foto: DivulgaçãoUma das suítes projetada para o iate "Streets of Monaco". Foto: Divulgação“Island (E) Motion" tem 180 metros quadrados de suítes e conceito ecológico. Foto: DivulgaçãoConceito de iate desenvolvido pela empresa Yacht Island Design remete a cenário de ilhas paradisíacas. Foto: Divulgaçãoiate Tropical Island Paradise tem quatro suítes com varandas privativas, sala de jogos, cinema, biblioteca, ginásio e spa. Foto: DivulgaçãoMegaiate custaria pelo menos 200 milhões de euros. Foto: Divulgação

Mais:
Alugue uma ilha privada
Superiates na costa brasileira

Com um design contemporâneo, o iate “Tropical Island Paradise” dá mesmo a impressão de estar em uma ilha com praias paradisíacas. Há até mesmo uma cascata que desce sobre um falso vulcão e termina em uma piscina, além de cabanas que dão um toque rústico à embarcação. Com capacidade para acomodar até dez pessoas, conta ainda com quatro suítes com varandas privativas, sala de jogos, cinema, biblioteca, ginásio e spa. “Nossa meta é criar projetos divertidos, inovadores e interessantes que atraiam a atenção das pessoas”, afirma McPherson.

Divulgação
Conceito de iate desenvolvido pela empresa Yacht Island Design remete a cenário de ilhas paradisíacas

Além do iate tropical, a empresa desenvolveu também o iate “Streets of Monaco”, que reproduz as ruas do principado. A ideia foi recriar dentro de um navio de 155 metros o famoso Circuito do Grande Prêmio, com uma pista de kart totalmente funcional, inclusive com túneis. A embarcação com capacidade para acomodar 16 pessoas tem tudo o que um iate de luxo teria: piscinas, bar, spa e até um cassino.

Mas não é só a Yacht Island Design que está explorando este segmento. A suíça MCM Design Studio lançou neste ano o “Island (E) Motion”, um conceito de ilha nômade em megaiate desenvolvido pelos arquitetos Milena Cvijanovich e Dennis Muller.

Ecologicamente correto, com emissão de carbono 60% menor que um iate convencional e geração de energia solar, a embarcação tem ambientes decorados a partir de materiais reciclados, além de horta orgânica e reaproveitamento de água da chuva.

Com 180 metros quadrados de suítes, o megaiate oferece piscinas, spa, bares, biblioteca, cinema, academia, sala de ioga, restaurantes e até boate. De acordo com Isabelle Schwab, da MCM DesignStudio, o conceito da embarcação foi desenvolvido a partir de um briefing de um cliente e apresentado durante as feiras Sustainable Luxury, em Paris, e Top Marques, em Mônaco, no mês passado. Segundo ela, alguns potenciais compradores já mostraram interesse pelo projeto, que teria o valor inicial de 180 milhões de euros.
 

Serviço:
Yacht Island Design


Island (E) Motion

Leia tudo sobre: ilha-iatemegaiateilha móvelmáquinasluxoiatebarco
Texto

notícias relacionadas