Cinco novos helicópteros para sonhar

Por Rafael Freire, especial para o iG

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Selecionamos algumas das melhores novidades no segmento para garantir deslocamentos cada vez mais seguros e confortáveis

Entre 2001 e 2010 a frota de helicópteros no Brasil cresceu 70%. Hoje ela está entre uma das maiores do mundo. E a expectativa é que cresça ainda mais. Com a crise da zona do euro e dos Estados Unidos, fabricantes do mundo inteiro passaram a se voltar cada vez mais para o País. Separamos as cinco maiores novidades deste mercado para mostrar as supermaquinas que poderão pousar por aqui nos próximos anos.

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1- Eurocopter EC 130 T2

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O Eurocpter EC130 T2 é capaz de levar um piloto e mais sete passageiros, e chega a 287 km/h
Apresentado em fevereiro deste ano, nos EUA, o EC130 T2 é uma versão atualizada do consagrado EC 130. Visualmente, mantém as principais características do antecessor, mas de acordo com a fabricante cerca de 70% dos componentes do helicóptero receberam melhorias. As principais foram uma nova estrutura de cabine com piso plano, sistema de controle ativo de vibração, painel remodelado e o novo motor Turbomecca Arriel 2D, 10% mais potente do que o antigo.

Para garantir segurança aos passageiros, a Eurocopter também instalou novos bancos, um tanque de combustível resistente ao choque e um novo sistema de desembaçamento dos vidros. O modelo é capaz de levar um piloto e mais sete passageiros, e chega à velocidade máxima de 287 km/h. O EC130 T2 deverá ser entregue aos primeiro proprietários até o fim de 2012, mas a marca não revela os preços.

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2- Bell 525 Relentless

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O Bell 525 Relentless leva 20 passageiros mais dois pilotos e chega a 260 km/h
Uma das mais recentes novidades no mercado de helicópteros é o modelo 525 Relentless, da tradicional fabricante americana Bell Helicopter. O modelo, que leva 20 passageiros e mais dois pilotos, é equipado com duas turbinas GE CT7-2F1, capazes de levá-lo a uma velocidade de até 260 km/h. A cabine de passageiros possui duas portas de acesso de cada lado, uma rebatível para a primeira fileira de assentos e a outra corrediça.

Outro destaque da aeronave é o trem de pouso retrátil, como o de um avião. Segundo o fabricante, o foco do Bell 525 é o mercado off-shore, mas ele também poderá ser adquirido na configuração de transporte executivo. O 525 Relentless foi anunciado pela Bell Helicopter em fevereiro deste ano, mas só deverá fazer seus primeiros voos de certificação em 2014. Seu preço ainda não foi divulgado.

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3- MD Explorer

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Mais silencioso que qualquer outra aeronave de sua categoria, o MD Explorer pode levar até 7 passageiros
Desenvolvido pela holandesa MD Helicopters, o Explorer é um dos melhores helicópteros bimotor de porte-leve para serem utilizados em operações executivas ou até mesmo para turismo. Seu maior diferencial é o sistema NOTAR (No Tail Rotor), que dispensa o rotor de cauda, comum em qualquer tipo de helicóptero. Este sistema é formado por uma espécie de ventilador embutido na cauda da aeronave, que regula a saída de ar e gera o efeito antitorque necessário para manter a estabilidade.

Além de essa tecnologia fazer com que o MD Explorer seja o mais silencioso da categoria, ela elimina o perigo de acidentes, pois sem o rotor de cauda o helicóptero pode se aproximar mais dos obstáculos. A aeronave pode carregar até sete passageiros além do piloto e possui um “sistema inteligente” que serve para auxiliar o operador em ajustes ou alterações necessários. O modelo conta com dois motores PW207E Pratt & Whitney de 750 hp cada um e chega a 252 km/h com autonomia de 3.4 horas de vôo. Seu preço sugerido é de US$ 6.2 milhões.

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4- Eurocopter X3

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O Eurocopter X3 chega a 430 km/h e tem autonomia 50% maior do que os helicópteros convencionais
O grande destaque do salão Paris Air Show, realizado em junho de 2011 na capital francesa, foi o helicóptero híbrido X3. O modelo chegou até a fazer um voo de exibição durante o evento. A característica mais marcante do X3 é o fato de os rotores, que geralmente ficam localizados na cauda da aeronave, terem sido transferidos para os propulsores localizados em duas asas fixas nas laterais. Estes novos motores, impulsionados por turbinas, auxiliam no aumento da velocidade.

Com essa solução, o helicóptero chega a incríveis 430 km/h e ainda pode proporcionar uma velocidade de cruzeiro e autonomia 50% maiores do que os helicópteros convencionais. O Eurocopter X3 ainda está em fase de testes e não tem preço definido.

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5- EC 145 Mercedes-Benz Style

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Com layout inspirado na Mercedes Classe R, o EC 145 acomoda até oito passageiros
A esportividade e potência da marca de helicópteros franco-alemã Eurocopter aliadas ao luxo e sofisticação da fabricante de veículos Mercedes-Benz foram os ingredientes principais para o desenvolvimento do EC 145 Mercedes-Benz Style. O helicóptero foi construído com materiais exclusivos que lhe renderam boas doses de elegância, conforto e segurança. O EC 145 é o único de sua categoria que acomoda até oito passageiros e de maneira bastante espaçosa, pois todos os assentos são montados em trilhos que podem ser removidos com facilidade para que haja um espaço interno maior para bagagens.

Além disso, o helicóptero possui três porta-objetos, uma geladeira, uma mesa e dois monitores de 15 polegadas. O layout da cabine foi inspirado na Mercedes Classe “R”. A aeronave é equipada com duas turbinas Turbomeca ARRIEL 1E2 de 770 hp cada uma e atinge velocidade máxima de 268 km/h com autonomia de 680 km. Seu preço é de US$ 8 milhões.
 

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