Barco inflável reúne sofisticação dos mais refinados iates italianos

Designer sueco projeta bote de alta performance com cozinha, ducha e acabamentos em mogno

Rafael Freire , especial para o iG

Os barcos infláveis de fundo rígido, conhecidos como RIB (Rigid Inflatable Hull Boats), são famosos por sua resistência, estabilidade e alto desempenho. Até por isso, costumam ser ferramenta indispensável para as empresas petrolíferas que precisam de embarcações ágeis e seguras para chegar à suas plataformas em alto-mar. Mas se em performance esse tipo de modelo impressiona, o mesmo não pode se dizer do design e do conforto. Afinal, trata-se, essencialmente, de lanchas de trabalho. Uma das raras exceções a essa regra, no entanto, é o iate Amare, projetado pelo designer industrial sueco, Dawid Dawod.

Mais:
- Um iate para navegar sem impactar a natureza 

Performance, conforto e sofisticação dos mais refinados iates no bote Amare. Foto: DivulgaçãoO uso de materiais sintéticos, mogno e alumínio fez surgir um iate de visual retrô e decoração impecável. Foto: DivulgaçãoCom dez metros de comprimento, o Amare é equipado com motor de 350 cv de potência e sistema de propulsão a jato . Foto: DivulgaçãoInternamente, possui espaço para até quatro camas e deck externo para sofás. Foto: DivulgaçãoDawid Dawod conheceu a tecnologia RIB, durante uma viagem à Suécia. Foto: DivulgaçãoNa área externa, cozinha totalmente equipada com  churrasqueira, fogão, pia e geladeira. Foto: Divulgação

A ideia de criar um modelo que mesclasse as características de performance dos botes com o design, o conforto e a sofisticação dos mais refinados iates surgiu depois que Dawod conheceu a tecnologia RIB, durante uma viagem a Batmässan, em Gotemburgo (Suécia).

Além de unir o útil ao agradável, Dawod também adicionou ao projeto grande influência da cultura italiana, conhecida por desenvolver embarcações sofisticadas usando materiais sintéticos, mogno e alumínio para todo o acabamento. Essa receita fez surgir um iate de visual retrô e decoração impecável, com muita minúcia nos detalhes.

Com dez metros de comprimento, o Amare é equipado com motor de 350 cv de potência e sistema de propulsão a jato (semelhante ao de jet-ski). Internamente, possui espaço para até quatro camas, banheiro com ducha, deck para banho de sol e plataforma externa com sofá, espaço para mesa e cozinha totalmente equipada. Nela, em uma pequena área há, churrasqueira, fogão, pia e geladeira.

Para proteger esse espaço da chuva, o Amare conta com trilhos que percorrem toda sua extensão e que são como suporte para uma charmosa capota em couro marrom. O iate ainda não está em produção, mas Dawod pretende firmar parceria com algum estaleiro italiano para que o projeto saia do papel e ganhe o mar Mediterrâneo em breve.

Acompanhe as novidades do iG Luxo também pelo Twitter.

Leia também:
- Hotéis de tirar o fôlego
- Os barcos mais desejados da São Paulo Boat Show 2012
 

Leia tudo sobre: barcoiateamare

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG