Corridas automobilísticas inspiram máquinas para circular fora das pistas

Selecionamos cinco carros que trazem em seu DNA tecnologias que marcaram época nas corridas

Rafael Freire , especial para o iG |

As corridas autimobilísticas, como a Fórmula 1, Le Mans e Indy, sempre serviram para as indústrias ligadas a este setor testarem novas tecnologias e mostrarem sua superioridade no mercado. Assim, não é de se espantar que muitos dos modelos de carros esportivos que hoje desfilam com o ronco de seus motores pelas estradas tenham muito dessas supermáquinas em seu DNA. Conheça alguns:

Mais:
Hennessey Venom GT: inspirado na F1 pra voar nas estradas

Apresentado como carro conceito, o McLaren P1 deverá ser lançado para circular nas ruas em 2013. Foto: DivulgaçãoO McLaren P1 terá sistema híbrido Kers e motor V8 biturbo, que garantirá uma potência entre 800 e 1000cv. A aceleração será de 0 a 100 km/h em menos de 2,5 segundos. Foto: DivulgaçãoMercedes SLS AMG, inspirada na lendária Mercedes 300 SL W194, que fez grande sucesso na Mille Miglia e no GP de Berna entre 1952 e 1953. Foto: DivulgaçãoO Audi R8 GT é inspirado no Audi R8 Race, conhecido por conta das inúmeras vitórias entre 2000 e 2005 nas 24 horas de Le Mans. Foto: DivulgaçãoO Porsche 918 Spyder leva não só os atributos do  lendário Porsche 917, vencedor das 24 horas de Le Mans há 41 anos, mas também as cores de seu patrocinador na época. Foto: DivulgaçãoVencedor das 24h de Le Mans na década de 60, o Ford GT40 ganhou versão de rua em 2003 . Foto: DivulgaçãoHá 50 anos, o Lotus Seven marcou época e consolidou a Lotus como uma das escuderias mais tradicionais do automobilismo mundial. Hoje pode ser adquirido pela Catherman. Foto: Divulgação

1- McLaren P1
Uma das sensações do último Salão do Automóvel de Paris, em setembro deste ano, o McLaren P1 ainda é um modelo conceito, mas tudo indica que ele será o substituto do atual superesportivo da marca, o MP4 12-C. Entre suas tecnologias herdadas da Fórmula 1 está o sistema híbrido Kers e o motor V8 biturbo, que garantirá uma potência entre 800 e 1000 cv. Estes números, associados a um peso inferior a 1.300 kg, permitirão ao P1 uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 2,5 segundos, marca semelhante ao do badalado Bugatti Veyron SuperSport. O P1 será lançado comercialmente em 2013 e seu preço deverá ficar na casa de um milhão de euros.

2- Mercedes SLS AMG
Inspirada na lendária Mercedes 300 SL W194, que fez grande sucesso na Mille Miglia e no GP de Berna entre 1952 e 1953, a Mercedes SLS AMG também chegou para fazer história. O superesportivo manteve a característica clássica do modelo de competição, que ficou conhecido pelas famosas portas “asas de gaivota” e se adaptou ao modelo de rua. A SLS é equipada com motor 6.3 V8 de 571 cv de potência e chega a até 317 km/h. O interior do modelo lembra a cabine de um avião. O painel tem formato de asas e as saídas de ar em forma de cruz remetem aos motores a jato. Para desfrutar desse superesportivo, basta desembolsar a bagatela de US$ 515 mil.

Mais:
- As cinco motos mais desejadas do mundo 

3- Audi R8 GT
Mundialmente conhecido por conta das inúmeras vitórias entre 2000 e 2005 nas 24 horas de Le Mans, o Audi R8 Race Car marcou gerações. Por conta disso, a marca alemã resolveu aplicar as lições que aprendeu com ele na pista para lançar os R8 GT. Ele é, atualmente, o carro mais nervoso já fabricado pela Audi. Conta com um motor V10 de 567 cv de potência e chega a até 333 km/h em poucos segundos. O espaço interno é equipado com bancos do tipo concha e um compartimento inteiramente revestido de fibra de carbono. A marca só produziu 333 unidades dessa versão GT. Para o Brasil foram destinadas apenas três unidades, que custavam R$ 1 milhão.

Divulgação
Porsche 918 Spyder

4- Porsche 918 Spyder
As cores da Martini, famosa marca de bebidas que estampou o lendário Porsche 917, voltaram a roubar a cena, mesmo depois de 41 anos que o esportivo alemão venceu as 24 horas de Le Mans. A pintura, agora, foi aplicada no superesportivo 918 Spyder, que possui um motor V8 4.6 de 570 cv de potência e mais dois motores elétricos, um em cada eixo. Os três, combinados, alcançam 770 cv. Toda essa cavalaria faz com que o modelo alcance velocidade máxima de 325 km/h. Utilizando apenas as baterias, o carro percorre 25 quilômetros a até 150 km/h. O superesportivo híbrido custa US$ 845 mil.


Mais:

Avaliado em US$ 60 mi, jato de Eike Batista é um dos melhores do Brasil. Conheça outros

 
5- Ford GT40
O Ford GT40 é um clássico carro de corrida. Tanto que chegou a ser destaque nas telonas, no filme Speed Racer. Ele foi construído com a intenção de derrotar a equipe Ferrari na tradicional 24 horas de Le Mans e acabou sendo consegrado como o carro mais rápido da sua época, vencendo a competição em 1966 e em 1969. Por conta desta história de sucesso, em 2003, a Ford resolveu homenagear o GT40 e lançou um Ford GT de rua. O superesportivo possui uma carroçaria feita em túnel de vento, para manter os atributos de competição do carro. Alguns acessórios modernos, como farol de xenônio, tampa dianteira de alumínio e tanque com sensor de combustível, também foram acrescentados ao modelo. O motor que equipa o GT é um V8 de 5.4 litros com 558 cv, que faz com que ele chegue a uma velocidade de até 330 km/h. Seu preço estimado é de US$ 150 mil.

6- Catherman Seven Supersport
Há 50 anos atrás, Colin Chapman desenvolveu o Lotus Seven, que marcou sua época e consolidou a Lotus como uma das escuderias mais tradicionais do automobilismo mundial. Depois de sua aposentadoria, em 1972, a Caterham comprou os direitos sobre seu design e passou a construir e vender o modelo. Hoje ela segue vendendo o bólido com uma infinidade de variações de chassi e motor. Com pesos que partem de 525 kg, pode ter desde um 1.4 de 106 cv até um Ford Duratec 2.0 de 267 cv, passando pelo Ford Sigma 1.6, apimentado, para chegar a 142 cv. Com 19.995 libras é possível comprar o Seven como Kit. Para aqueles que preferem o modelo já montado, o preço é de 22.995 libras.

Acompanhe as novidades do iG Luxo também pelo Twitter.

Leia ainda:
- Um F1 para passear
- Alugue um superesportivo nas férias

 

Leia tudo sobre: f1fórmula 1superesportivocarrofordporscheaudimercedes

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG