O mais rápido dos ares

Cessna Ten deverá ser o jato executivo mais veloz do mundo. E com tudo de que um homem de negócios precisa, inclusive internet

Amadeo Gattieri, especial para iG São Paulo |

Todos os homens de negócio possuem duas características em comum: a pressa e a necessidade de estar sempre conectados. O jato Citation Ten, da Cessna, nasceu com a missão de atender a ambas.

O avião, que acaba de ser apresentado nos EUA, tem velocidade de cruzeiro de 976 km/h, que o tornará o jato executivo mais rápido do mundo (existe um modelo da Gulfstream que é capaz de superar 1000 km/h, mas apenas por curtos períodos de tempo).

Desta forma será possível ir de Londres a Nova York em aproximadamente cinco horas e meia, duas horas a menos do que em um jato comum - o Ten possui autonomia de 6.004 km, suficiente para fazer essa e outras viagens intercontinentais sem escalas. Tamanha velocidade é obra da aerodinâmica, que foi refinada pela Cessna. As asas do avião possuem apêndices chamados winglets, que ajudam a aeronave a “cortar” o ar, e das duas turbinas - um novo modelo desenvolvido pela Rolls Royce.

O Cessna Ten também surpreende pela rapidez na infraestrutura interna. Ele é totalmente interligado por um sistema de fibra óptica e tem acesso à internet pelo sistema Aircell, que oferece conexão de até 3,1 Mbps, velocidade digna da internet "terrestre". O serviço é pago à parte e custa US$ 1.995 mensais.

O avião possui até seu próprio mensageiro instantâneo, uma espécie de MSN para falar eletronicamente com cada um dos oito passageiros, que também podem se distrair com filmes em Blu-Ray e câmeras que mostram a parte externa do avião.

O voo inaugural do Cessna Ten está marcado para 2011, com as primeiras unidades do avião sendo entregues aos compradores em 2013. O preço não foi divulgado, mas deverá ficar em torno de US$ 22 milhões.

Serviço:

Cessna Ten



    Leia tudo sobre: cessnajatoRolls Royce

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG