Viaje para o espaço de balão

Empresa espanhola já vende passagens para passeios na estratosfera a bordo de um inflável altamente tecnológico

Rafael Almeida, especial para o iG

Divulgação
Balão de gás hélio deverá alcançar a estratosfera
No século 16, quando o escritor espanhol Miguel de Cervantes criou a expressão: “O céu é o limite”, certamente ele não imaginava que no futuro as pessoas poderiam comprar passagens para admirar a vista do planeta Terra de fora dele. Uma das mais novas opções deste tipo de aventura é oferecido pela empresa Zero2Infinity, uma compatriota de Cervantes.


Quer participar de outras aventuras aéreas? Então confira:
- Empresa investe em turismo espacial

- Hotel aéreo dará volta ao mundo


Para desafiar a frase do famoso romancista, a companhia inovou oferecendo viagens espaciais a bordo de um balão. O veículo pode chegar a 36 mil metros de altura, alcançando a estratosfera.

O primeiro lançamento acontecerá em 2013, mas já é possível comprar as passagens pela bagatela de R$ 254 mil. A experiência durará apenas duas horas e os lançamentos serão feitos durante a noite para que os tripulantes tenham o privilégio de presenciar o nascer do sol de fora da Terra.

O balão, batizado Bloon, é inflado com gás Hélio e puxa uma pequena cabine com grandes áreas envidraçadas, onde viajam até quatro passageiros e dois pilotos treinados para dar todas as informações fundamentais para que os aventureiros possam desfrutar de cada detalhe da experiência.

Divulgação
Capsula pressurizada, com o passageiros, que será levada pelo balão

Apesar dos princípios simples, tecnologia é o que não falta no balão. No elo de ligação entre o Bloon e a cabine há dispositivos de comunicação e localização e um sistema de pouso de emergência. Além disso, há neste ponto também um compartimento que leva um grande paraquedas, responsável por trazer os passageiros em segurança ao solo, de acordo com o gosto do cliente. A empresa oferece a opção de experimentar uma queda livre por 25 segundos, ou percorrer a distância tranquilamente, aproveitando a paisagem.

Divulgação
Trajetória provista para o balão, que deverá fazer sua primeira viagem em 2013


O projeto, que começou a ser desenvolvido em 2009, ainda está em fase de teste. O Bloon já foi lançado experimentalmente duas vezes. Nas duas ocasiões, os tripulantes eram bonecos. A maior altura atingida nos testes foi de 32,9 mil metros.

Acompanhe as novidades do iG Luxo também pelo Twitter .


    Leia tudo sobre: balãoespaçobloon

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG