Relógios que valem por um carro

Feitos em material nobre e com complicações exclusivas, algumas peças são verdadeiros investimentos

Marie Fava, especial para o iG

Relógios de marcas tradicionais e exclusivas, como Rolex, Cartier, Montblanc, IWC, Panerai e Jaeger-LeCoutre extrapolam o conceito de peças indicadoras da hora e assumem o status de verdadeiros objetos preciosos, que chegam a custar o equivalente – ou até mais – a um carro de luxo . Feitos com pedras e metais preciosos, muitas vezes os modelos exclusivos também têm tecnologia de última geração e alta complexidade. Sem contar o design inovador e outras características agregadas a essas verdadeiras obras-primas.

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As peças mais raras da temporada são o modelo Duometre Spherotourbillion Bleu, da Jaeger-LeCoultre, em ouro branco e com 554 diamantes, que sai por R$ 3,5 milhões, e o Master Gyrotourbillion 1, da mesma marca. Feito em platina, vem com 10 safiras e 421 diamantes e custa R$ 2,6 milhões. As novidades da casa relojoeira suíça desbancou a liderança do Portuguese Sidérale Scafusia, o relógio mais complexo já criado pela IWC, que por anos era tido como o mais caro relógio disponível no mercado. Avaliado em pouco mais de R$ 1.7 milhão, ele une a hora solar à hora sideral (cerca de quatro minutos mais curto do que um dia solar médio), juntamente com mostradores astronômicos. Tudo à mostra no turbilhão com caixa em platina ou ouro vermelho.

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Ele é seguido de perto com o Patrimony Traditionnelle, lançado em edição limitada para marcar a abertura da primeira butique Vacheron Constantin em Paris. Avaliado em 550 mil euros (R$ 1,6 milhão), quase o equivalente a uma Ferrari Scuderia F430, tem  mostrador opalino prateado com guilloché artesanal, tourbillon, calendário perpétuo e pulseira de pele de crocodilo. 

Logo atrás vem os modelos Montblanc TimeWriter II, à venda por R$ 902.520, e Villeret 1858 ExoTourbillon, com caixa em ouro branco maciço 18k e pulseira em couro de crocodilo, avaliado em R$ 804.420. 

Já o TAG Heuer MikrotourbillonS, primeiro relógio deste modelo com cronógrafo de 1/100th de segundo magnético, que promete atingir o máximo de precisão possível em um relógio com movimento mecânico automático, sai por R$ 520.410. Com a mesma quantia de dinheiro é possível comprar um Porsche Cayenne 2012, cujo preço sugerido varia de R$ 339 mil a R$ 699 mil.


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Na Panerai, o modelo mais sofisticado é o Lo Scienziato – Radiomir Tourbillon GMT Cerâmica, em caixa de cerâmica de 48 mm. Criado em tributo a Galileu Galilei, tem mecanismos visíveis no mostrador, movimento mecânico de corda manual, reserva de marcha de seis dias, 277 componentes, turbilhão e indicação de segunda zona horária. Valor estimado: R$ 446.350. Já para ter um relógio Cartier, como o Santos 100 Turbilhão Flutuante, é preciso desembolsar a partir de R$ 247.300, mais do que a uma Range Rover Evoque , cujos preços iniciais estão entre R$ 164.900 e R$ 236.900. Delicada, a peça é feita de ouro branco, com cristais de safiras, com pulseira de couro de crocodilo.

Nesta mesma faixa, é possível comprar um relógio Lady Polo, de 38mm de diâmetro, com caixa em ouro branco 18k, adornada por 50 brilhantes e mostrador de ouro branco com 386 diamantes (R$ 190.192). Na Rolex, tradicional marca de luxo, que vende em média em média 700 relógios por ano no Brasil, o destaque fica por conta do Day Date Special Edition, de 34 mm. A peça da é feita de ouro rosa, com mostrador de madrepérola e marcações em diamantes. O preço? R$102.834,50. Outra aposta da marca é o Rolex é o Sky Dweller em ouro branco 18 quilates, por R$125.448,20.

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(*) Valores apurados em junho/2013

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