Talheres com design diferenciado para incrementar a refeição

Garfos, facas e colheres assinados por designers e arquitetos renomados dão novo significado ao faqueiro

Juliana Mariz, especial para o iG

O uso de talheres revolucionou a espécie humana. Comer com as mãos foi um hábito comum até a Idade Média. Historiadores estimam que os primeiros instrumentos criados para levar comida à boca tenham surgido no século 5. Com o aprimoramento e a invenção do garfo e da faca como conhecemos hoje um novo ritual se impôs à mesa. Ao longo dos anos, poucas mudanças foram vistas no acessório. Mas, a partir do momento que designers e arquitetos renomados resolveram se debruçar sobre o tema, os talheres encheram-se de valor e um design mais sofisticado invadiu as mesas.

Afinal, manejar a refeição com garfos e facas assinados por Zaha Hadid pode dar outra dimensão ao jantar. A arquiteta iraquiana criou suas peças para a WMF. O conjunto faz sucesso pelas características linhas sinuosas.

Mas não foi apenas a iraquiana que aceitou o desafio. Marc Newson, Philippe Starck  e até mesmo o brasileiro Arthur Casas criaram suas versões, trazendo mais charme ao clássico faqueiro. Empresas tradicionais, como a francesa Christofle, lançaram mão de designers contemporâneos para se renovar. A marca fundada em 1839 tem contrato com Andrée Putman , que criou a linha Vertigo, e Marcel Wanders, que batizou sua coleção um tanto rococó de Jardim do Éden.

Divulgação
Os traços da designer de interiores Andrée Putman nos talheres da Christofle

Fabricantes que investem na recriação dos acessórios também vem ganhando destaque com sua ousadia. É o caso da fabricante alemã Konstantin Slawinski, que ganhou o prêmio Interior Inovation Award (organizado pelo conselhor de design alemão), com um faqueiro colorido e montável.Sucesso também foi obtido pela Alessi ao dar asas a designers como Jean Nouvel, Massimiliano Fuksas e o escritório australiano Denton Corker Marshall.

Mais recentemente, a designer americana Camila Fucili baseou-se na prática de “roubar” comida do prato alheio para criar a linha Stretch, com cabos mais compridos para facilitar a experimentação.


Acompanhe as novidades do iG Luxo também pelo Twitter .

Serviço:
Alessi

Christofle

Konstantin Slawinski

Lovers Design Artcool

Marc Newson

Philippe Starck

Riva

Zaha Hadid

    Leia tudo sobre: talhergarfofacacolherdesignzaha hadidstarck

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG